Cansadas de serem identificadas como frágeis de forma unilateral e preconceituosa, as mulheres lutaram e lutam por papéis mais ativos e participantes na sociedade.
A mulher hoje ocupa um espaço em que antes era considerado apenas masculino!
Nos encontramos com a vida extremamente atribulada e competitiva.
Essa grande reviravolta no comportamento feminino trouxe mudanças nos funcionamentos fisiológico, físico e psíquico das mulheres.
A energia masculina se tornou mais presente em nós: atividade incessante, produção de bens de consumo, comunicação acelerada, alteração dos ciclos ( menstrual, sono, etc... ) , diminuição dos momentos de recolhimento e reflexão, desvalorização da espera e da PASSIVIDADE !
PASSIVIDADE a própria palavra virou um problema, como se fosse um defeito, mas se pensá-la veremos como um atributo que nos mostra muitas vezes flexíveis, maleáveis nos momentos em que temos que ter SABEDORIA.
Na busca incessante por direitos, na busca desenfreada por respeito o quanto nós mesmas conseguimos nos respeitar? Quanto de nossa energia FEMININA conseguimos manter? Nós somamos ou excluímos?
Sim, somos fortes e podemos, PODEMOS MUITO, mas venho convidar à reflexão: nessa busca, quanto nos perdemos de nossa essência feminina? Que saibamos respeitar nossa introspecção, receptividade, acolhimento e alegria.
MULHERES SÃO OS PILARES DA VIDA!
Comments